Imprimir Voltar

Conservatório Villa Lobos apresenta Balé Alice


Alunos dos Cursos de Dança do Conservatório Musical Villa Lobos apresentam o espetáculo anual, no mês de novembro, o balé As Aventuras de Alice no País das Maravilhas em um ato inspirado na obra homônima do escritor britânico Lewis Carroll, com música de Piotr Ilitch Tchaikovsky e Joby Talbot.

Em 04 julho deste ano uma obra-prima da literatura, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas completou 150 anos. Motivada pelas comemorações que agitaram todo o planeta, a direção e a equipe de docentes da Escola de Dança do Conservatório decidiu homenagear Carroll com uma adaptação para o balé.

O roteiro, design e direção cênica são de George Monteiro, a coreografia de Aurea Figueiredo e Cida Góes e iluminação cênica de Jeferson Corrêa.

A história de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas originou-se em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs, sendo as três filhas do reitor da Christ Church. Ele começou a contar uma história que deu origem à atual, sobre uma menina chamada Alice que ia parar em um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. A Alice da vida real gostou tanto da história que pediu que Carroll a escrevesse.

A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865 foi removida das prateleiras devido às reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra se tornou um grande sucesso, tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.

As Aventuras de Alice no País das Maravilhas é uma obra-prima do estilo literário nonsense.

O texto está repleto de referências do universo pessoal de Carroll, como alusões satíricas dirigidas aos amigos e inimigos, paródias a poemas infantis ingleses do século XIX e paródias de referências lingüísticas e matemáticas.

A gente se encontra na FITO!

Serviço
Data: 26 e 27/11 às 20h30 e 28/11 às 18h30 e às 20h30.
Local: Conservatório Musical Villa Lobos da Fito.
*Food Truck no local.

Fotos: Thabata Graziano.

Ensaio