Imprimir Voltar

Maestro Branco recebe homenagem


No domingo 26 de junho, às 19h, o Maestro Branco será homenageado no palco do Auditório Ibirapuera. A Orquestra Furiosa, uma das formações da Escola do Auditório, composta de 32 jovens músicos e três cantores, sobe ao palco para prestar uma homenagem – em nome de todos os alunos, professores, amigos e admiradores – ao maestro, arranjador, compositor, instrumentista e professor José Roberto Branco.336

A apresentação conta com a regência de Nailor Proveta (maestro, arranjador, instrumentista e diretor artístico-pedagógico da Escola) e do próprio homenageado.

Maestro Branco é Trompetista, já foi arranjador e músico de Wilson Simonal e integrou Os Brazões, banda psicodélica que acompanhava Gal Costa na década de 1960. Liderou orquestras para o “Festival dos Festivais” (TV Globo), o “Festival da Música” (TV Record) e o projeto “Memória Brasileira – Arranjadores”, ao lado de Moacir Santos, Eumir Deodato, Duda do Recife e Cipó, em concertos gravados ao vivo pela RTC – Rádio e Televisão Cultura.

Iniciou os estudos musicais em sua cidade natal Pederneiras – SP. Estudou harmonia modal, composição, improvisação e harmonia do jazz, com Cláudio Leal, e contraponto com H. J. Koellreutter. Desenvolveu pesquisas sobre a música indígena, as raízes africanas, a música dos jesuítas e a influência europeia na música brasileira. Sua obra e seu método de trabalho foram objeto de pesquisa para mestrado do maestro Ruy Carvalho pela Unicamp.

Nos anos 1980, uniu-se à big band Savana, que ainda realiza um trabalho de fusão entre música de origem popular, erudita e de raiz africana. No Conservatório Villa-Lobos da FITO o Maestro dirige a Big Band.

Homenagem ao Maestro Branco
Dia: 26 de junho (Domingo) Horário: 19h
Local: Auditório Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, 0
Parque do Ibirapuera – Portão 2 – São Paulo.
Duração aproximada: 80 minutos

Entrada gratuita (os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação).
Limite de dois ingressos por pessoa.