Música

Adriana Miranda

Piano e teclado

Possui graduação em Pedagogia e Musica com habilitação em Piano. Teve como sua principal Professora a pianista Doutora Danielli Longo. Se aperfeiçoou como educadora e musicista em diversos cursos de extensão. Atualmente desenvolve trabalho como docente no Conservatório Villa Lobos – FITO como Professora de Piano, Matérias Teóricas e Musicalização Teens. Paralelamente à atividade como educadora, desenvolve trabalho de pesquisa sobre Jogos Musicais.

Alberto Guedes

violão

Alberto Guedes é formado em Música com habilitação em Violão e teve entre seus principais Professores Paulo Bellinati e Luciano Moraes. Fez masterclasses e cursos voltados ao ensino e também a pratica instrumental com grandes nomes do Violão Brasileiro e Internacional. Atualmente é Professor do Conservatório Villa Lobos da FITO dedicando-se ao ensino de Violão, Violao Coletivo e Matérias Teóricas.

Ana Cristina

Piano

Formada em Bacharelado, Graduação em instrumento piano pelo IMSP, Licenciatura em música pela FAC-FITO, Pos Graduada em Educação para o Ensino Superior pela UNINOVE.
Atua como professora no Conservatório Musical Villa Lobos da FITO, desde 1990, ministrando aulas de piano, percepção musical.

Fernando Antunes

MUSICALIZAÇÃO

Licenciado pela Universidade de São Paulo, com experiência no ensino coletivo de música, atuando com  diferentes faixas etárias. Tenho como premissa os pilares da educação musical ativa – escutar, fazer, criar,  jogar e mover. Dentre as propostas destacam-se o canto, a percussão (corporal, com objetos e  instrumentos), a flauta doce, o ukulele, a composição e a apreciação musical. 

Ceres Miranda

Piano e teclado

Natural de São Paulo, Capital, iniciou o estudo de piano em 1979, aos 8 anos de idade. Cursos de destaque: Curso Técnico Profissionalizante em Piano na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Bacharelado em Piano na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Licenciatura em Música pela Faculdade Instituto Tecnológico de Osasco (FITO). Iniciou a carreira profissional em 1990, atuando com diversos grupos e artistas dentro e fora do país. Foi o pianista titular do musical “Palavras de Mulher – As mulheres de Chico Buarque” (2003 a 2005) e do musical “Relaxa Que É Sexo” (2018), sob a direção de Wolf Maya. Atualmente, além da intensa atividade pedagógica, é tecladista/diretor musical da Banda Opus 6 e tecladista da SP Pops Symphonic Band. 

Carla Nascimento

VIOLONCELO

Iniciou seus estudos na orquestra jovem de Jacareí em 2009, em 2012  ingressou na EMA, Escola Municipal de Artes de Taubaté, com os professores  Clodoaldo Júnior e Daniella Pacielo até 2015. Formada em Licenciatura em Música. 

Fez parte do naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica Jovem de  Taubaté nos anos de 2013 a 2020 e participou como aluna bolsista da Ópera  Carmem, da Cia de Ópera de São Paulo em 2015 e em 2016. Participou como bolsista da Orquestra Mozarteum em 2017. 

Participou das edições de 2017 e 2020 do Festival Música nas Montanhas  em Poços de Caldas. 

Atualmente faz parte do naipe de violoncelos da Banda Sinfônica do  Exército. 

Estuda na Escola de Música de São Paulo com o Professor Ricardo  Fukuda desde 2018. 

Foi aluna do curso de extensão da USP com o professor Robert Suetholz  nos anos de 2020 e 2021.

Claudia Montim

Clarinete e saxofone

É Bacharel e Licenciada em música. Com apenas 18 anos, em 1981 ingressou na Orquestra do canal SBT de São Paulo, onde permaneceu durante 21 anos, sendo a primeira mulher saxofonista a integrar uma orquestra de televisão onde acompanhou inúmeros artistas nacionais e estrangeiros. Integrou também as Orquestras da Rede Bandeirantes de Televisão, TV Record, Osmar Milani, Sylvio Mazzuca e Elcio Alvarez. Foi integrante das Orquestras de vários Musicais tais como: Hair, Alô Dolly, O Homem de La Mancha, Cantando na Chuva, Billy Elliot e outros. Hoje participa da Jazz BigBand ,onde acompanhou vários artistas: Simoninha, Danilo Caymi, Cesar Camargo Mariano, Hermeto Pachoal, Zé Rodrix. Como educadora, ministrou aula de clarinete, saxofone e técnica de instrumentos coletivos em diversas instituições como Projeto GURI, CLM SBCampo, CEUs de São Paulo e desde 2008 é professora no Conservatório Villa Lobos da Fito.

David Rodrigues

bateria

Iniciou seus estudos na bateria em 1994 com o baterista Marcelo Bonke. Em 2000 ingressou no Conservatório Villa Lobos, onde teve aulas com o Professor Israel Barros. Ministrou aulas de bateria nas escolas de Música: Strauss (Barueri), ICTeM (Alphaville), IMC Garage (Barueri), Projeto Marupá (Osasco) e Music Som (Barueri). Na gravadora Marthus Recordes gravou os CDs de Neo Santos, Fernando Járecca, Marcos Paulo, Robson Pereira e Carlos Bacabal. Também gravou o DVD de Marcos Moreno no Teatro Municipal de Barueri e o programa de TV “RIT Acústico” com o cantor Gerson Barca. Atualmente é formado em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), percussionista da Banda Sinfônica do Conservatório Villa Lobos e Educador Social no Instituto Cacau Show.

Ederlei Lirussi

trompete e maestro

Iniciou suas atividades como trompetista em 1980.
Profissionalmente e Artisticamente em 1986. Tem bacharel em trompete e Licenciatura em música e pós graduação em Psicologia da educação. Iniciou suas atividades como Maestro e Arranjador em 1992. Atuou como Maestro em varias cidades , formou  inúmeros músicos em vários projetos. 

Atualmente é maestro nas seguintes Corporações: Orquestra de Metais de Campo Limpo Paulista; Banda Sinfônica do Conservatório Villa Lobos e POPS – Symphonic Band

Ezequiel Sieba

violino e viola

Professor de Violino Coletivo Infantil.
Bacharel em Viola Erudita pela Universidade Estadual Paulista/Unesp. Pós graduação em Musica na Educação Infantil/Curitiba.
Curso de formação Antroposofia e Musica/ Antropomúsica.
Curso de formação Suzuki Violino/Peru.
Curso de Ensino Coletivo de Cordas/Unesp.
Atuou como professor de ensino coletivo, deu aulas no Projeto Guri Santa Marcelina, Escola Waldorf Micael. Coordenou o núcleo de Cordas Friccionadas do Projeto ACorda Toda na Unesp. Coordenou Núcleo de violinos na Escola Municipal de Musica de Ribeirão Pires. Atualmente leciona violino coletivo na Escola Tangara/Cotia. Desenvolve um trabalho pedagógico com violino coletivo na Fundação Bachiana.

Felipe Kasteckas

bateria

Baterista pós graduado em música popular atua como professor e instrumentista. Já trabalhou com Maria Alcina, Vanusa e Fafá de Belém.

Desenvolve trabalho no cenário da música instrumental paulistana atuando em renomadas casas do gênero, como Jazzb, Blue Note, Jazz nos Fundos e Madeleine.  

Heller Rodrigues

violino e viola

Natural de Osasco, Heller Rodrigues iniciou seus estudos musicais no Conservatório Villa Lobos (FITO), estudou violino na EMESP e na FAAM, sob orientação do Professor Ênio Antunes. Em 2011 ingressou no Conservatório de Genebra, na Suíça, onde fez Bacharelado de viola, e em 2015 fez especialização em Pedagogia Musical no Conservatório de Berna, na Suíça, na classe da Professora Gertrud Weinmeister; e atuou como Professor Substituto no Conservatório de Bienne, na Suíça. Participou de Masterclass com Wilfried Strehle (Berlin Philharmonic); Richard Young (Vermeer String Quartet), Paul Biss (New Englad Conservatory); entre outros. Foi membro da Orquestra Bachiana Filarmônica, e atua como músico convidado das principais orquestras de São Paulo.

Israel Barros

Diretor

Bacharel e Licenciado em música pela FAC FITO e tem licenciatura em pedagogia.

Músico profissional com mais de 30 anos de experiência, no cenário musical trabalhou na área de produção, teatro, shows e estúdio. Atuou como músico acompanhando diversos artistas e casas noturnas. Na educação musical, desenvolve um trabalho com alunos que já estão no mercado atuando como músicos e professores. Também na área pedagógica ministra aulas e oficinas de rítmica, percussão e formação de grupos.

Marcelo Manfra

Flauta e saxofone

Saxofonista e flautista, graduado em música e licenciado em música e Pedagogia. Participa como instrumentista em várias produções, como os musicais: “A Madrinha Embriagada”, “Tim Maia, Vale Tudo – O Musical”, “Cabaret”, “A Gaiola das Loucas”, “Meu Amigo Charlie Brown”, “Hairspray”, “A Noviça Rebelde”, “Sassaricando – E o Rio inventou a Marchinha”, “Os Produtores”, “West Side Story”, “Sweet Charity”, Ópera “Porgy and Bess”.Tocou na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Ed Motta, Ivan Lins, Leila Pinheiro, Guinga, Nivaldo Ornelas, o pianista Mitcho Levy, Banda Savana, Octeto do Maestro Branco, Zerró Santos Big Band Project, Banda Comboio, Banda do Chefe e Cacique Jazz Combo, Orquestras de Silvio Mazzucca e Osmar Milani.

Maria do Carmo

violão

Violonista, possui bacharelado e licenciatura em música pela FacFito e extensão em Docência no Ensino Superior pelo Senac.

Pesquisadora de música popular brasileira coordena o Núcleo de Pesquisa de MPB do CMVL  desde 2000, além do trabalho de docência de violão e História da Música Popular Brasileira.

Experiência profissional na área de teatro (vários espetáculos no Teatro Vento Forte), estúdios de gravação e acompanhamento de música vocal e instrumental.

Neide Esperidião

Diretora adjunta

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2011), Bacharel em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Ibirapuera (1995), Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP(2003). Atuou como docente em cursos de graduação de Licenciatura e Bacharelado em Música e Licenciatura em Pedagogia da FITO, da Universidade Ibirapuera e da Faculdade Nossa Cidade. Atualmente, exerce a função de Diretora da Faculdade de Ciências da FITO.

Renato Loyola

Contrabaixo

RENATO LOYOLA, contrabaixista (acústico e elétrico), compositor, arranjador, professor e produtor musical, com grande experiência profissional.

Já atuou, no Brasil e exterior, com artistas como Simone, Dick Farney, Johnny Alf, Nana Caymmi, Raul Seixas, Jane Duboc, Fafá de Belém, Pery, Ribeiro, Cláudia, Etta James, Alaíde Costa, Quarteto em Cy, Maysa, Claudete Soares, Patrícia Max, Claudete Soares, Sergio Brito (Titãs), David Richard, David Amran, Arismar do Espírito Santo, Hector Costita, Cauby Peixoto, Banda Mantiqueira, Orquestra do maestro Silvio Mazzuca, Orquestra Sinfônica de Santos, entre outros.

 

Sâmela Ferro

piano e orgão

Possui Bacharelado em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade São Judas Tadeu,  Licenciatura em Educação Artística pela Universidade São Judas Tadeu e graduação em Música pela Faculdade de Ciências da FITO. Atualmente é Professora do Conservatório Villa Lobos na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, no Colégio Campos Salles e Titular de Arte na Secretária de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Musical e Arte.

Silvio Campos

guitarra

Músico, compositor, bacharel em música com habilitação em guitarra pela Uni FIAM-FAAM e Licenciado em Educação Musical pela Universidade Claretiano. Estudou também com os guitarristas Michel Leme e Djalma Lima de forma individual. Toca frequentemente com grandes nomes da música instrumental brasileira, como Thiago Alves, Jônatas Sansão, João Paulo Ramos Barbosa – JP (Hermeto pascoal group) dentre outros nomes além das atividades com seus grupos apresentando repertório de sua autoria com o Silvio de Campos Quarteto e Silvio de Campos trio. Atua também como educador musical, lecionando na educação básica.

Sônia Goussinsky

canto

É cantora, professora e pesquisadora. Graduou-se pela UNESP, obtendo o bacharelado em música com habilitação em canto. Residiu por nove anos na Europa, onde concluiu a pós-graduação em música antiga (na Guildhall School of Music and Drama de Londres) e o mestrado (no Trinity College of Music de Londres), além de frequentar cursos e atividades dos Conservatórios de Marselha e de Aix-en-Provence. Atualmente, na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, leciona disciplinas práticas, relacionadas à música e à voz. Integra também o corpo profissional do Musicalis Núcleo de Música em São Paulo.

Tania Araujo

piano

É Bacharel em Música com habilitação em Instrumento: Piano Erudito e Licenciada em Educação Musical. Também é Pedagoga com especialização em Administração Escolar. É professora da FITO desde 1997, e atualmente é Diretora Pedagógica do Conservatório Villa Lobos da FITO. De 1997 a 2010 foi regente do Coral Infanto-Juvenil Villa Lobos, participando da EXPOMusic, de Encontro de Corais e de vários projetos musicais em grandes espetáculos musicais. Atuou como docente de Cursos Superiores de Música da FACFITO e foi tutora presencial no Ensino a Distância (EAD) da UAB/UFSCar no Curso Superior de Licenciatura em Educação Musical de 2007 a 2013.

Thais Helena

piano e teclado

Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas Campos Salles (1995) e graduação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1991). Pós graduação em Arteterapia pela UNIP (2006) e é mestre em Educação pela Universidad de Jaén – 2013 ( ES). Atualmente é professora de música no Conservatório Villa Lobos, coordenadora da área de música no Ensino Fundamental 1 da FITO, desempenha a função de consultora nas áreas de artes e música e tutoria na formação continuada de professores.

Adriano Salome

trombone

  ULM (Universidade Livre de Música) orientação professor Marcos Sadao

EMM (Escola municipal de música) orientação professor Donizzet Fonseca

Fundação das Artes em São Caetano do Sul, orientação Valdir Ferreira

 Conservatório Dramático Musical de Tatuí; orientação prof Marcelo Bambam

Uninter Licenciatura em música ( estudando )

Pular para o conteúdo